Introdução
– Dificuldade Estimada da Platina: 74,7/100 *
– Pontos de dificuldade : 973 *
– Tempo Aproximado para a platina: 30 horas.
– Offline: 7 4
1
– Todos.
– Online:
– Não tem.
– Troféus que você pode perder: Nenhum.
– Minimo de Jogadas: Não se aplica, são vários níveis sequenciais em forma de quebra-cabeça.
– A dificuldade afeta os trofeus: Não.
– Troféus Bugados: Não.
– Cheats impedem troféus?: Desconheço.
* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.
Road Map
O JOGO: Em Crazy Machines Elements temos um excelente jogo de quebra-cabeças, onde o colocará em um cenário ao melhor estilo de ação e reação. Imagine aquela famosa sequência de pedras de dominó enfileiradas, onde você cria a sequência completa e depois derruba uma peça, que acarreta em uma série de acontecimentos distintos. É claro que diferente dessa pobre ilustração, você terá uma quantidade mirabolante de recursos lógicos que devem desencadear ações afim de atingir um objetivo específico. Se você gosta de lógica, raciocínio e desafios inteligentes para sua mente, esse é seu jogo.
DESAFIOS: O game apresenta basicamente 3 modos de jogo: Puzzle, Challenge e Editor.
Inicie sua jornada pelo modo Puzzle. Nele você encontrará uma série de desafios, em diversos níveis (cenários) que lhe ajudará a entender a “mecânica” do game, como se tudo fosse uma Introdução/Preparação para os outros dois itens: Challenge e Editor. A parte da Challenge só será desbloqueada, após um mínimo de Puzzles resolvidos, e a cada nível concluído, além do(s) objetivo(s) dele(s), você terá algumas “engrenagens” no cenário para ir recolhendo (estilo as bolhas de itens do Little Big Planet), de modo que quanto mais níveis concluídos e engrenagens obtidas, mais material você terá disponível para criação do seu próprio nível na opção EDITOR.
RECOMENDAÇÃO: Sugiro que a cada Puzzle, você avance apenas após recolher todas as engrenagens, pois apesar de poder avançar para outros níveis sem recolher todas, facilitará sua conquista do troféu Perfect Puzzler e ainda facilita sua vida quando estiver com o raciocínio focado naquela solução que já está adiantada, caso contrário, quando for buscar esse troféu, terá que se lembrar e executar todo o nível novamente.
No restante, o troféu mais difícil, é sem dúvida solucionar todas as challenges do Challenger . Esses realmente são de “queimar os neurônios”…
GUIA DE TROFEUS
![]() |
Perfect Puzzler ![]() Solve all base puzzles as perfect. |
Esse representa a “platina” desse jogo, apesar de não ser realmente o mais difícil, é sem dúvida demorado, precisa apenas de dedicação e persistência.
![]() |
Apprentice ![]() Solve your first puzzle. |
Esse troféu é brinde, assim que solucionar o primeiro Puzzle, você vai ganhar, serve para incentivar a jornada adiante…
![]() |
Puzzlemaniac ![]() Solve all puzzles. |
Esse troféu não é difícil, só é um pouco demorado, a dica é você não deixar muito tempo sem jogar, para não esquecer os “macetes” do jogo e você vai conseguir vencer todos os puzzles. Fique tranquilo, essa parte é fácil, o desafio é bem gradual, começando extremamente fácil e dificultando nível a nível. No total, são 100 Puzzles.
![]() |
Challenger ![]() Solve all challenges. |
Aqui está o que acho ser o mais desafiador dos troféus deste game, fazendo jus ao nome Challenger (Desafiador). Para poder entrar aqui, é necessário concluir um mínimo de Puzzles como pré-condição, senão, a não ser que você seja um gênio como Einstein, não conseguiria mesmo resolver os desafios sem antes passar pela preparação dos puzzles anteriores, faça essa parte após concluir todos os puzzles, ficará muito mais fácil e “intuitivo”. Você terá um objetivo, um cenário vazio e alguns materiais de trabalho para descobrir como resolver e atingir o objetivo traçado. No total, são 20 Challenges.
![]() |
Creator ![]() A little wind blew in the snowy night. |
Esse troféu é simples, basta configurar um dos seus próprios níveis (os níveis que você mesmo cria, no modo EDITOR) de modo que o cenário fique com um vento fraco, tenha o clima com neve e no período da noite. Para configurar isso, selecione as “propriedades” do seu nível. Feito isso salve, dê play e termine seu cenário que o troféu pipoca.
![]() |
Collector ![]() Unlock all parts. |
Esse troféu você vai conquistar após terminar o modo Puzzle recolhendo todas as engrenagens disponíveis em todos os níveis. Essas engrenagens recolhidas servem para fornecer material para que você utilize na construção dos seus próprios níveis (cenários) no menu EDITOR.
![]() |
Builder ![]() Build an own level. |
No modo EDITOR, basta criar seu próprio nível, um cenário completo, onde você criará um desafio qualquer, mas que tenha um objetivo final e termine. Feito isso, salve, execute uma vez de teste, e você ganhará o troféu de “Construtor”.
![]() |
Pyrotechnican ![]() Launch fireworks for 20 seconds! |
Para esse troféu, também usando o modo EDITOR, crie um novo nível onde o objetivo é que o cenário apresente uma “queima de fogos de artifícios” durante pelo menos 20 segundos.
![]() |
Fastest Counter ![]() Count one counter chip to 200 within ten seconds. |
Esse troféu dá gosto de pegar sozinho, de todos, é sem dúvida um que merecia no mínimo ser de prata, devido a sua exigência lógica necessária para conseguir desbloqueá-lo. Enfim, se você está lendo a dica desse troféu, espero que no mínimo já tenha pelo menos “tentado” criar sozinho, e se não conseguiu, abaixo no spoiler a resposta detalhada. Qual é a ideia desse troféu: Criar um mecanismo de contador, onde haja uma contagem de 0 a 200 em 10 segundos. Para esse desafio, o exercício é pura lógica matemática. (Adorei esse desafio… rs)
– 1 Impulse Chip (por padrão configurado em 0.25) – [A]
– 1 XOR Chip – [B]
– 1 NOT Chip – [C]
– 1 Counter Chip – [D]
– 4 Conectores (Wire)Posicione todos nessa ordem mais ou menos no meio da tela para facilitar a visualização. Ligue os chips com os conectores da seguinte forma:
– 1 Conector da saída do Impulse Chip [A] para entrada do XOR Chip [B];
– 1 Conector da saída do XOR Chip [B] para entrada do NOT Chip [C];
– 1 Conector da saída do NOT Chip [C] para entrada do Counter Chip [D];
– 1 Conector da saída do NOT Chip [C] para entrada do XOR Chip [B];Salve e dê play na sua “obra de arte lógica”. Repare que o 1o Chip gera os impulsos elétricos para os outros que transferem os sinais multiplicados para o Chip contador. Após atingir a contagem de 200 pode dar stop e aguardar o troféu subir.
![]() |
Candlelight ![]() Light the level with candlelight for 30 seconds. |
Esse desafio é bastante simples: Crie um cenário onde você tenha a iluminação de uma vela (ou mais de uma) por pelo menos 30 segundos. Uma vela acesa dura cerca de 15 segundos, você tem a opção de iniciar seu nível com uma vela nessa condição; o desafio é criar um meio de acender uma segunda vela, pouco antes de apagar a primeira, totalizando os 30 segundos de iluminação necessária.
– Utilize o chip de contador regressivo, configurado para 15 segundos.
– Utilize uma tomada elétrica acoplada a um chip eletrônico.
– Utilize o conector ligando o chip com contador a sua tomada.
– Utilize o acendedor elétrico (um que parece uma mola, e que tem um plug com fio para tomada) e coloque próximo a ponta da sua vela que está inicialmente apagada.
– Ligue o plug do acendedor a sua tomada e execute.Resultado: O cenário inicia e sua vela acesa permanece assim por pouco mais de 15 segundos, assim que o contador do seu chip regressivo zerar (configurado para 15segundos) ele emitirá um sinal elétrico constante para sua tomada, que ligará seu acendedor, e o mesmo acenderá a vela, a mesma acende enquanto a primeira está quase terminando, e permanece por mais cerca de 15 a 17 segundos, ultrapassando assim os 30 necessários para vencer o desafio. Parabéns, mais um troféu e menos um desafio.
![]() |
Twin Shot ![]() Shoot two cannonballs with one cannon – at the same time! |
O objetivo desse desse desafio é atirar duas bolas de canhão com um mesmo canhão – ao mesmo tempo! Calma, não é tão difícil assim…
– Atrás do canhão cujo pavio está apagado, posicione a cabeça de dragão, direcionando sua boca para acender o pavio quando acionada.
– Posicione um peso acima da cabeça do dragão, de modo que ao iniciar, a gravidade permita que o peso acione a chama e acenda o pavio do canhão.
– coloque alguma barreira para impedir que seu peso atrapalhe o canhão que fará o segundo disparo, o duplo.Resultado: Cenário inicia com um canhão aceso, mirado para boca do primeiro canhão, disparando a bola dentro do outro canhão assim que queimar o pavio. Ao mesmo tempo o peso cai sobre o dragão, acionando a chama que acende o pavio do canhão apagado, este recebe o disparo ficando temporariamente com duas bolas dentro dele. Assim que o pavio terminar, efetuará o disparo duplo, as duas bolas ao mesmo tempo. Parabéns, menos um desafio, mais um troféu…
![]() |
Weatherman ![]() Create three different clouds within one simulation with one cloud machine. |
Para conquistar esse troféu é necessário criar um cenário com a máquina do tempo, que faz simulação de nuvens. São 3 tipos de nuvens: Chuva, tempestade elétrica e tornados. O objetivo é criar um cenário onde a máquina apresente os 3 tipos em sequência.
Parabéns… 100% concluído.