Hideo Kojima fala sobre início de carreira, Steam, mansões, indies e mais

O que é arte para Kojima?
A fonte original está em japonês. Obviamente foi usado Google Tradutor e foi ajeitada algumas incongruências. Está 98% compreensível. Então, por favor, aprecie mesmo assim. Boa leitura!

No entretenimento, o que é originalidade, isto é, autoridade?

Por exemplo, nos últimos anos, muitas das chamadas “coisas originais” foram criadas na indústria do entretenimento. Um dos motivos pode ser um risco comercial. Se é um trabalho original popular ou uma sequência de uma série popular há muito tempo, as vendas são fáceis de deduzir-se e, por outro lado, é difícil recuperar o trabalho original, uma vez que falha.

”Se esta situação continuar, o Japão vai acabar”

É Hideo Kojima, o criador de jogos mundialmente famoso que dá o alarme.

Falando em Kojima, o criador da série de jogos Metal Gear, que vendeu mais de 55 milhões de cópias em todo o mundo. Em 2001, ele foi selecionado como o único japonês pelas “10 pessoas que revolucionarão o futuro” da revista Newsweek. Ele é apelidado de “Diretor” e é conhecido como uma pessoa que tem um forte compromisso com a “natureza de escritor”.

Kojima continua a fazer jogos com a Kojima Productions, que foi fundada no final de 2015. Depois de jogar fora a espinha dorsal das grandes empresas e lançar o primeiro trabalho independente Death Stranding em novembro de 2019, aplausos vieram de todo o mundo.

Desta vez, entrevistamos Kojima sobre O que é arte?. Eu gostaria de apresentar muitas fábricas de ideias que devem ser lidas por todos os criadores.

”Eu nunca pensei em fazer uma grande obra”

– Hoje, eu queria perguntar ao diretor Kojima: “O que é ser escritor?”

É “natureza de escritor”? Hmm, mas acho que toda pessoa que faz coisas sempre cria “scripts”.

Os estímulos que você recebe em sua vida diária podem mudar de forma e aparecer. O que você sempre sente e pensa naturalmente sairá do seu trabalho.

– No entanto, acho que não existem tantos vídeos e jogos no mundo que dão ao rosto do criador o rosto de um escritor.

A diferença entre trabalho individual e trabalho em grupo é enorme. Por exemplo, como pinturas a óleo, se você desenhar sozinho, terá 100% de pureza como “escritor”, mas não na produção em grupo, como filmes, animações e jogos.

– Certamente, é difícil para dezenas ou centenas de pessoas compartilhar a mesma “natureza do escritor”. Parece que as características originais do processo de produção estão diminuindo gradualmente.

É um problema que não mudou desde há muito tempo. Além disso, um trabalho desse tamanho crescerá como negócio. Em outras palavras, a visão de mundo, o caráter e a história do trabalho devem ser universalmente aplicáveis. A realidade é que não podemos arrecadar fundos de produção, a menos que tenhamos uma ampla fachada.

– Na realidade, é bastante difícil fazer grandes obras com um escritor especializado. Como Kojima explica isso?

Não, nunca pensei em fazer algo importante. Eu não pensei que mesmo a série Metal Gear fosse vender bem naquele momento.

O mesmo se aplica aos meus amigos Guillermo del Toro e Nicolas Winding Refn. Todos originalmente tinham um nicho, e o que eu queria fazer era indies.

Mas, no processo de acumular essas obras essenciais, passo a passo, o número de seguidores aumentou e, a certa altura, fiz uma pausa.

– É difícil fazer com um título importante?

Obviamente, por outro lado, também há a concepção nessa direção. Tudo bem, mas não posso fazer isso para um tipo como eu. Alguns diretores de filmes e criadores de jogos em todo o mundo têm pessoas com e sem autoria.

Por exemplo, não sei como fazer um trabalho original ou uma série cuja visão de mundo já foi criada, porque me preocupo com várias direções. Porque não nasceu de mim.

– O Sr. Kojima pode ter entregado esses gêneros no passado?

Existem mais projetos de filmes do que jogos, mas muitos vêm. Alguns deles são ótimos trabalhos que me trouxeram à tona, e tenho a sensação de que “está tudo bem?”.

Criar uma nova obra como essa é como matar um pai e renascer como seu próprio filho. Não posso porque tenho um forte respeito. Então eu acho realmente incrível ver J.J. Abrams, que está fazendo isso em Star Wars.

– Existe alguma maneira de fazê-lo sem destruir o original?

Sim, temos. Mas se é assim que é feito, não importa quem o faça, não precisa ser eu.

E eu também tenho 56 anos, então não sei quanto mais posso fazer, então quero me concentrar no original. É por isso que me recusei a chorar por ofertas várias vezes.

– Eu sinto que a atitude de aderir ao original é um dos fatores que estabeleceram sua marca em uma idade jovem.

Para mim, esse é o sentido que considero certo. Porque quando eu era criança, não existia “videogame”.

Então, quando eu decido fazer um jogo, tenho poucas amostras a seguir. Eu pude fazer isso desde o começo e quando eu disse: “Isso é um jogo!” Tudo o que fiz foi novo, mesmo que eu não estivesse ciente da originalidade ou novidade.

– É aí que é definitivamente diferente de outras mídias.

Eu também acho. O formato de filmes, livros e mangá já havia sido decidido quando eu tomei consciência disso. Um filme dura cerca de duas horas e existe uma estrutura como Kiseki-Tetsu. Se possível, deve haver uma grande explosão nos primeiros 15 minutos (risos).

Agora os jogos também têm formatos. Com o RPG, o tempo total de jogo é mais ou menos dessa época e, como a batalha contra os inimigos de Zako continua, parece que os inimigos dos chefes logo sairão. Os jovens jogadores e criadores que cresceram em tal cultura definitivamente estarão cientes disso.

Sou um criador de antigamente que não pensou em nada, então ainda posso criá-lo sem pensar em formatos ou convenções. Eu acho que tive sorte nesse sentido.

fonte: gamevicio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s