Nos últimos tempos, mais jogos estão sendo lançados oficialmente no Oriente Médio, com empresas como a CD Projekt Red fazendo alterações para cumprir o quadro de classificação. O GCAM, órgão de classificação da Arábia Saudita, possui uma política de conteúdo própria para jogos e filmes. A classificação mais alta dada a um jogo é Mature 18+ e menciona os seguintes critérios.
Nudez e conteúdo LGBT são altamente proibidos para todos os jogos lançados no Oriente Médio. Isso é parte do motivo de jogos como The Last of Us Part 2 não serem permitidos na Arábia Saudita e em outros países do Oriente Médio. Para contornar a nudez, existem alguns exemplos de jogos sendo censurados para conseguirem um lançamento oficial. O benefício de um lançamento oficial é que o jogo pode obter uma localização em árabe, o que leva a mais vendas de jogos.
Foi relatado pela primeira vez que The Last of Us Part 2 não seria lançado na Arábia Saudita quando um usuário do reddit compartilhou uma atualização sobre a classificação após a revelação da E3 2018, a qual confirmou o conteúdo LGBT no jogo. Também é possível notar a falta de material promocional para The Last of Us Part 2 na conta de mídia social do PlayStation Middle East. Não há nenhum marketing sendo feito para The Last of Us Part 2 em comparação com Ghost of Tsushima, confirmando assim que o jogo não irá receber um lançamento oficial da Sony no Oriente Médio.
O jogo não está disponível para pré-venda na maioria dos países do Oriente Médio onde existe uma PlayStation Store oficial. A falta de pré-venda levou outro usuário do reddit a entrar em contato com o Suporte oficial do PlayStation, o qual confirmou que, se um jogo não estiver disponível para compra em uma região, geralmente significa que ele não foi aprovado para o lançamento pelas autoridades competentes. Nesse caso, é a agência oficial de classificação do Oriente Médio, como a GCAM para a Arábia Saudita.
The Last of Us Part 2 será lançado em 19 de junho de 2020 para o PS4.