Hoje, consideramos isso um fato. Sabemos que as empresas de tecnologia veem nossos dados pessoais como um produto e que a mídia social pode fazer coisas ruins à nossa saúde mental. Essa é apenas a realidade mundana da vida cotidiana em 2020, sem entrar em detalhes. O PTSD (estresse pós-traumático) que os moderadores de conteúdo desenvolvem analisando coisas horríveis nas redes sociais, ou como eles acabam sucumbindo às teorias da conspiração. Um botão que diz “perseguir” é muito mais inocente do que as formas reais pelas quais as mídias sociais nos afetam hoje. Para quase tudo o que aconteceu nos sete anos desde que Grand Theft Auto V foi lançado, o que diabos a Rockstar pode fazer com seu próximo jogo? Como GTA 6 satiriza um mundo completamente louco?
A Rockstar não divulgou e disse que está fazendo um novo Grand Theft Auto ainda, mas está inevitavelmente chegando. Não sabemos quando e onde será definido, mas é um pouco difícil imaginar o enorme sucesso do GTA V, e especialmente a insana vaca leiteira que é GTA Online, não guiando a direção de GTA 6. Se Grand Theft Auto permanecer atual, teria que ser tão ridículo como em Saints Row para superar a realidade.
Meia década atrás, um político que usava dinheiro da campanha para comprar videogames certamente seria um personagem estúpido de GTA, que lhe deu a missão de espancar um garoto que zombou dele na Live. Agora ele é um ex-congressista americano da Califórnia. (Nota: recentemente foi sentenciado à prisão por gastar dinheiro público para gastos pessoais, entre eles, gastar em promoções da loja do Gabe Newell.)
Outras piadas nas rádio de GTA incluem: Vacinas prejudicam nossos filhos, os americanos devem falar Inglês, o governo está lendo seus pensamentos, evolução, ”os chamados especialistas”. A sátira sempre tem um pouco de verdade, mas essas coisas realmente funcionam mais como piadas? O que antes era passado como ignorância ou idiotice agora se espalha diariamente pelas mídias sociais, onde os teóricos da conspiração têm sido capazes de construir enormes audiências de verdadeiros crentes.
E não podemos anular nem as teorias da conspiração mais loucas que se possa imaginar como estupidez radical, porque o presidente dos Estados Unidos é uma das pessoas que as espalha.
O tratamento americano na pandemia do coronavírus deixou muitas coisas claras sobre a inaptidão do governo, sua priorização da economia ao longo da vida e o quanto nosso sistema de saúde está quebrado. Todos os dias parece que estamos vivendo a pior linha do tempo possível. Você poderia alegar que o senso de humor de Grand Theft Auto nunca foi sua principal atração, mas sua versão exagerada da realidade sempre foi a chave para o seu mundo aberto. Se GTA 6 tentar seguir o estilo de GTA V, com aquele sorriso bobo e apontando coisas cotidianas que são ruins, inevitavelmente sairá como um jogo falho de nossa existência totalmente destruída.
Red Dead Redemption 2 consegue isso parcialmente porque os westerns são histórias míticas, ambientadas em uma versão romantizada de um tempo separado da realidade e da modernidade. Mesmo cheio de conceitos ocidentais, não é uma sátira. Talvez seja a hora de GTA voltar à história mais uma vez, voltando aos anos 60 ou 70 a qualquer momento e lugar sub-representado nos videogames. Como seria um set de GTA em Detroit? Ou Atlanta? Nashville? Boston?
Não importa quando e onde estiver definido, Grand Theft Auto 6 terá que dizer algo diferente de ”Ha, veja como hoje é burro!” – porque é algo que definitivamente já sabemos.